12 janeiro 2017

Minha nova dieta: Cetogênica


Essa dieta foi indicada para mim, procure seu nutricionista para saber a possibilidade de faze-la.

Antes de começar a falar da dieta vamos entender o significado da palavra . A palavra cetogênica vem de cetose que nada mais é que a fase do catabolismo que ocorre quando o figado trabalha para transformar a gordura ingerida em acido graxos e corpos cetônicos, que em seguida se transforma em energia para as atividades do dia a dia.

Orientação principais

· A dieta não é de restrição calórica e sim de restrição de carboidratos, a fim de conseguirmos mudança no seu metabolismo, consumindo gordura e proteínas ao invés de carboidratos como principal fonte energética.

· Você pode ingerir os alimentos permitidos na quantidade que quiser, exceto os carboidratos, para os quais há limitação.

· Coma a cada 3 horas, entre as 6 e 20 horas, após janela de jejum.

· Em relação aos carboidratos está liberado até 30 gramas por dia. Em outro arquivo, você terá uma tabela para poder usar na contagem destes 30 gramas, escolhendo,à sua vontade,quais você vai ingerir durante o dia.Você pode distribuí-los da maneira que lhe convir.Lembrando que há na tabela alguns carboidratos que são proibidos.

· Não coma doces, bolos, sorvetes e chocolates. Adoce as bebidas com adoçante. Se possível Stévia 100% xilitol talmatina.

· Esta dieta tem duração de 30 dias, podendo ser usada por mais dias, para isso você deve retornar ao início.

· Não coma os carboidratos após as 18 horas, prefira ingerir antes. Se você faz atividade física à noite pode ingerir antes da atividade física.

Lista de alimentos proibidos

– Arroz branco;
– Açúcar branco e doces em geral;
– Batata;
– Pão francês;
– Macarrão e massas em geral;
– Bolacha de maisena;
– Mel;
– Refrigerantes em geral.

Açúcares: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uva), lactose (açúcar de leite), maltose (açúcar de malte), frutose ou levulose (açúcar de frutas);
Outros: leite, bolachas, farinha, mel, geleia, cerveja, cenoura, maisena, macarrão, iogurte, pudim, achocolatados, salsicha, conservas, sagu, coxinha, tortas.

Como vê, as proibições são muitas. E não estão todas elas listadas nesse tópico.

Lista de alimentos permitidos

– Carnes;
– Bacon e Salsicha;
– Abacate;
– Macadâmia;
– Manteiga ghee;
– Salmão;
– Atum;
– Sardinha;
– Óleo de Coco
– Azeite de Oliva
– Amendoim
– Ovos (melhor com a gema);
– Nozes;
– Castanhas;
– Brócolis;
– Aspargo;
– Couve flor;
– Pepino;
– Alho;
– Cebola;
– Pimentão;
– Espinafre;
– Tomate;
– Abobrinha

Verduras e Legumes: repolho, alface, rúcula, tomate, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, brócolis, taioba, almeirão, pimenta, cebola, pepino, abobrinha, quiabo, nabo, rabanete, acelga, jiló, salsão, chicória, escarola, palmito, berinjela, azeitona, pimentão, cebolinha e salsa.
Bebidas: café, chá de ervas, limonada (sem açúcar,se for usar adoçante use um que seja 100% Stévia).
Outros: carnes em geral, bacon, ovos, linguiça de porco, carnes de peixes, camarões, frutos do mar, frango, presunto cozido, queijo, nata, nozes,castanhas.

Possíveis efeitos adversos
Tonturas, cansaço, desidratação, mau hálito, náuseas. Mais comuns nos primeiros dias.

Frutas: (só a partir do décimo sexto dia)
Morangos, blueberry, framboesas, amoras, pitangas são as frutas que menos contêm açúcar.
Framboesas, morangos, maças, peras, melão, pêssegos, nectarinas, laranjas, bergamotas, e mamão papaia contêm níveis moderados de açúcar.

Fiquem ligados nas novidades por aqui.
Beijinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário